Projeto De Pesquisa Karine Silva Gomes Turma D
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – FEAC
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL A DISTÂNCIA
Karine Silva Gomes
Centro de Controle de Zoonoses: Um estudo para minimizar a erradicação de animais apreendidos ou recolhidos na cidade de Maceió.
MACEIÓ
2011
Karine Silva Gomes
Centro de Controle de Zoonoses: Um estudo para minimizar a erradicação de animais apreendidos ou recolhidos na cidade de Maceió.
Projeto de pesquisa apresentado ao professor João Martins Tude, da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica. Do curso de Gestão Pública Municipal, válido como requisito para conclusão do curso.
Maceió
2011
SUMÁRIO
Y1. INTRODUÇÃO 4
2. DEFINIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO 5
2.1. TEMA: 5
2.2 PROBLEMA: 5
3. OBJETIVOS 5
3.1 OBJETIVO GERAL 5
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
4. JUSTIFICATIVA 6
5. HIPÓTESE 6
6. REFERENCIAL TEÓRICO 7
7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 9
8. CRONOGRAMA 10
9. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
O Centro de Controle de Zoonoses de Maceió tem como principal objetivo realizar ações de prevenção e controle das doenças causadas ou transmitidas por animais, denominadas zoonoses, preservando a saúde e o bem- estar da população. Além de atuar na prevenção de doenças, o CCZ também atua na promoção da saúde, visando orientar a população sobre as zoonoses.
Atualmente o Brasil tem a segunda maior população mundial de cães e gatos com cerca de 33 e 17 milhões, respectivamente (ANFAL PET, 2010), sendo um número consideravelmente alto, e que tende a aumentar.
Em Maceió há uma Lei Municipal 5318/2003, sobre o Controle de Zoonoses, que estabelece que todo animal errante apreendido nas ruas deve ser recolhido pela carrocinha, e levado ao CCZ, caso não sejam resgatados por seus donos, podem vir a ser eutanasiados (MACEIÓ, 2003).
Segundo CÁCERES (2004) em processos modernos de manejo se percebe que a eutanásia é menos efetiva e