projeto de pesquisa habitação
O presente projeto de pesquisa busca compreender o trabalho do assistente social na área de habitação de interesse social na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano no Município de Diadema.
No Art. 6º da Constituição Federal instituída em 1988, descreve que são direitos sociais: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Frente ao exposto, compreendemos que é direito de todo munícipe à moradia digna, e no processo de aquisição desse direito, percebemos que a atuação do serviço social dentro da política de habitação passou a ser fundamental nos projetos de urbanização, haja vista, que o trabalho técnico social recebe visibilidade em virtude da sua intervenção junto às famílias atendidas, que passam a ter um atendimento humanizado no processo do acesso aos seus direitos habitacionais.
Entendemos em Paz e Taboada (2010, página 51) que a profissão de serviço social está constituído de um arcabouço de instrumentos técnicos necessários para a execução do trabalho técnico social direcionado aos programas de habitação de interesse social, isto porque, o enfoque dessa profissão é o poder interventivo frente às expressões das questões sociais.
O Serviço Social é uma profissão de intervenção, inserida na divisão sociotécnica do trabalho coletivo, que se apoia em instrumento cientifico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais e atuam nas diversas Expressões da “questão social”, nos diferentes espaços socioocupacionais, com o papel de planejar, gerenciar , administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.(Paz & Taboada, 2010, pg. 51)
Com base nesse contexto, nesse projeto explanaremos sobre as questões do trabalho do assistente social na área de interesse social no município de Diadema.
1 -Tema
O trabalho do Assistente Social na área de Habitação