Projeto de pesquisa - empreededorismo
A formação de Empreendedores no Mercado de Alimentos
Universidade de Mogi das Cruzes
2013
Jéssica Suemi, Maria Eduarda Araujo, Patricia dos Santos e Silvia Mayumi
A formação de Empreendedores no Mercado de Alimentos
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa do Curso de Administração de Empresas da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para aprovação.
Orientador: Professor Airton Andrade Leite
Universidade de Mogi das Cruzes
2013
1. JUSTIFICATIVA DO TEMA O ramo de confeitaria é econômico e social. Econômico do ponto de vista do empreendedor e social do ponto de vista do cliente. O alimento remete a pessoa ao passado e está diretamente ligada ao emocional e ao bem-estar da pessoa. Hoje estamos em um mundo de fast food e congelados, as confeitarias estão no mercado para resgatar o alimento que nos traz nostalgia, ou seja, aquele bolo que a avó fazia para a família e os docinhos que as mães faziam para as festas. O setor de confeitaria é o responsável direto pelo atendimento à população no consumo de doces. E este segmento é composto quase totalmente por micro e pequenas empresas, já que aquelas de grande porte não conseguem ter o mesmo relacionamento com os clientes, apesar de terem maior volume de faturamento.
O governo de muitos países adotaram orientações políticas macroeconômicas que promoveram e permitiram a atividade empresarial. As políticas se direcionam a estabilizar as variações da moeda, manter a inflação no mínimo, administrar o déficit do gasto público e permitir taxas de interesse real positivas. A liberalização e desregulamentação de muitos setores da indústria e comércio têm criado com frequência o mercado para uma ampla variedade de