Projeto de pesquisa em redes de computadores
O objeto de estudo dessa pesquisa se constitui das estruturas dos cursos de exatas das Universidades Públicas do Estado de Goiás que abrange o universo educativo superior.
A universidade é uma instituição social que exprime de maneira determinada à estrutura e o funcionamento da Sociedade como um todo. É evidente a importância de se conhecer e avaliar as estruturas das universidades, pois a existência destas é um ato social que atinge a formação da sociedade.
O principal tema a ser tratado neste projeto são as dificuldades que as universidades Públicas do estado de Goiás vêm enfrentando e que impedem a adequada formação de seus universitários especificamente os cursos de ciências exatas. Analisaremos, contudo a relação existente entre políticas públicas e universidades, as influências que determinam o modo de funcionamento das mesmas.
2. MAIORES DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS UNIVESITÁRIOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS DA REDE PÚBLICA.
Os cursos oferecidos pelas universidades públicas especialmente os de exatas passam hoje por diversas dificuldades, no que diz respeito à estrutura. A falta de investimento por parte do governo na área de educação de um modo geral, especificando o ensino superior, é um problema gritante, que merece ser analisado, questionado e solucionado.
Há um descaso evidente, constatado em cursos que não possuem a menor condição de serem realizados. Não existem laboratórios, bibliotecas, sistemas de informatização entre outros problemas.
O corpo docente da rede publica não desfrutam de tecnologias básicas, que poderiam contribuir para um ágil e melhor desenvolvimento das disciplinas.
3. JUSTIFICATIVA
A apropriação de uma universidade ao curso oferecido é um dos fatores primordiais para a formação de um bom profissional, e não é isto o que está sendo observado em diplomas providos pela rede universitária pública de Goiás.
Os cursos oferecidos não apresentam estrutura satisfatória, para um bom desenvolvimento de disciplinas