Projeto de pesquisa em educação
CURSO DE PSICOLOGIA
PROJETO DE PESQUISA
Carolina Queiroz
Emille Amorim
Hanna Lemos Yasmine Costa
Itabuna – BA set/2012 UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
CURSO DE PSICOLOGIA
PROJETO DE PESQUISA
Carolina Queiroz
Emille Amorim
Hanna Lemos Yasmine Costa
Pesquisa elaborada como parte da avaliação da disciplina Pesquisa em Psicologia, ministrada pela Professora Kellen Verenna, no curso de Psicologia do 6º Semestre.
Itabuna – BA set/2012 MOTIVAÇÃO
Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma hipótese formulada especialmente para julgamento de eficácia na captação dos conhecimentos adquiridos na disciplina Pesquisa em Psicologia, parte integrante do conteúdo programático aplicado ao sexto semestre do curso de Psicologia desta Instituição.
A partir de uma afinidade existente entre todos os componentes do grupo devido a parte trabalhar diretamente com os “alunos problema” nessas instituições municipais e aqueles que não trabalham diretamente se relacionam devido a vínculos familiares que se ligam ao desenvolvimento da criança, esse tema foi escolhido como objeto de estudo nas escolas pública municipais das cidades de Itabuna e Ilhéus – BA. O motivo por ter escolhido instituições municipais consiste devido à hipótese de que o método de inserção de aluno na rede de ensino prejudica o seu desenvolvimento, já que, este se dá não pelo seu conhecimento cognitivo, mas sim, pela faixa etária da criança.
Buscamos em conjunto a opinião de professoras da educação infantil e unindo a esta, o índice de QI dos seus respectivos alunos obtido através do teste psicológico de GOODENOUGH, avaliar se essa metodologia de inserção no período/serie respeita o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e principalmente, se verificando nesse contexto o ponto de vista psicológico a partir também das visitas e observações nas instituições.
As mudanças pelas quais a sociedade vem passando ao longo dos