projeto de pesquisa - Centro de Pediatria
1. TEMA
ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UM CENTRO DE PEDIATRIA EM MACEIÓ.
2. JUSTIFICATICA E CARACTERIZAÇÃO DO TEMA
A falta de estrutura e qualidade nos serviços públicos de saúde voltados ao tratamento e atendimento de crianças é uma realidade em Alagoas. A taxa de mortalidade infantil no Estado é uma das maiores do País, e por mais que o estado evolua, entre e saia políticos, a saúde geral e pediátrica está longe do que se pode afirmar ideal.
Estatisticamente falando, o Brasil conseguiu uma grande evolução, em 22 anos a taxa de mortalidade infantil diminuiu em 77%, segundo o Relatório de Progresso 2013 sobre o Compromisso com a Sobrevivência Infantil: Uma Promessa Renovada, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), essa taxa calcula a probabilidade de morte entre 0 aos 5 anos de vida.
Em pesquisa recente feita pelo IBGE, destaca que a taxa de mortalidade infantil da região Nordeste é a maior do País, e Alagoas possui o maior índice, chegando a 47 crianças mortas para 1000 nascidas, em contra posição encontra-se o estado do Rio Grande do Sul com 13 mortes para 1000 nascidas. Os principais motivos que desencadeiam esses altos índices são: falta de assistência e informação às grávidas, a falta de saneamento básico, e a deficiência da assistência hospitalar.
Em Alagoas existe apenas uma clínica de atendimento público infantil, aClínica Infantil Dr. Daisy Lins Brêda, localizada em Maceió no bairro Levada. A clínica encontra-se com diversos problemas, principalmente físicos e estruturais. Outros Hospitais da cidade também têm setores destinados ao atendimento especial de crianças e adolescentes, como o Hospital Memorial Arthur Ramos, Hospital Unimed, Santa Casa de Misericórdia de Maceió, a clínica Pediatria 24hrs, entre outras, mas são de atendimento particular, e não de domínio público com atendimento próprio do SUS (Sistema Único de Saúde).
Outra problemática é a situação que se encontra os serviços