Projeto de pesquisa-ação e de atuação/ação pedagógica
ADRIANA ENGEL DA ROSA
PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO E DE ATUAÇÃO/AÇÃO PEDAGÓGICA
Orientadora: Prof. ª Drª Cecília Luiza Broilo São Leopoldo 2009
CARACTERIZAÇÃO GERAL DA INSTITUIÇÃO
Nome da escola: ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PORTÃO
Endereço: RUA PORTO ALEGRE, 488 – ESTAÇÃO PORTÃO
Município: PORTÂO
Fone: (051) 3562 1633
Mantenedora: GOVERNO DO ESTADO DO RS/SE
Coordenadoria Regional de Ensino: 2ª CRE
Abrangência: ENSINO MÉDIO E ENSINO TÉCNICO
Alunos: NO ANO DE 2009 A ESCOLA CONTA COM APROXIMADAMENTE 1460 ALUNOS DIVIDIDOS ENTRE O ENSINO MÉDIO, TÉCNICO EM CONTABILIDADE E TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA, 65 PROFESSORES E 8 FUNCIONÁRIOS.
OBJETIVOS DA INVESTIGAÇÃO
Este projeto tem por finalidade investigar e analisar da função do supervisor pedagógico da Escola Técnica Estadual Portão – ETEP. Tendo em vista que a supervisão deveria apresentar-se como uma capacitação que deve suprir as deficiências da formação técnico-pedagógica do professor e também proporcionar meios de uma atualização constante.
JUSTIFICATIVA
Enquanto educadora da escola acima citada, penso que o supervisor é articulador do Projeto Político-Pedagógico, da instituição, com os campos administrativos e comunitários; deve circular entre os elementos do processo educacional cabendo-lhe a sistematização e integração do trabalho no conjunto, caminhando na linha da interdisciplinaridade. O foco da atenção do supervisor no trabalho de formação é tanto individual quanto coletivo, para contribuir com o aperfeiçoamento profissional de cada professor e ao mesmo tempo ajudar a constituí-los enquanto grupos. O papel do supervisor, portanto seria mediar à relação professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem, acolher o professor em sua realidade, criticar os acontecimentos, instigando a compreensão própria da