Projeto de Pesquisa Automedicação
CURSO DE MEDICINA
DE MÉDICO TODO MUNDO TEM UM POUCO: ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE DIREITO E MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
MANAUS - 2014.
CAMILA LITAIFF LEONARDO
1412020011
DE MÉDICO TODO MUNDO TEM UM POUCO: ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE DIREITO E MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
MANAUS – 2014.
Sumário
Tema: De médico todo mundo tem um pouco: Automedicação
Delimitação do Tema: Automedicação em estudantes ingressantes na Escola Superior de Ciências da Saúde.
Resumo: A automedicação é um assunto bastante questionado hoje em dia, e quando se usa o ditado popular “de médico todo mundo tem um pouco” se pode afirmar que é uma prática comum na sociedade. Embora haja medicamentos que podem ser adquiridos sem prescrição médica, o doente não deve fazer uso indevido dos mesmos. Este estudo teve como objetivo conhecer a prevalência do uso de medicamentos sem acompanhamento profissional entre os graduandos do curso de Medicina. Fazendo também uma comparação com alunos do curso de Direito, ambos da Universidade do Estado do Amazonas, numa população de 100 alunos para cada curso. Busca-se, então, concluir se a formação profissional influencia no ato da automedicação.
Palavras-chave: Automedicação, Universidade do Estado do Amazonas, Medicina, alunos.
I. INTRODUÇÃO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define automedicação responsável como “uma Pratica pela qual os indivíduos tratam doenças, sinais e sintomas utilizando medicamentos aprovados para venda sem prescrição médica, sendo estes de eficácia e segurança comprovadas quando utilizados racionalmente. São requisitos para automedicação responsável: que os Medicamentos a serem utilizados tenham segurança, qualidade e eficácia comprovadas; serem medicamentos