Projeto de pesquisa artigo: fusões e aquisições de empresas brasileiras: criação de valor e sinergias operacionais
O presente projeto de pesquisa foi elaborado a partir do artigo Fusões e aquisições de empresas Brasileiras: criação de valor e sinergias operacionais, artigo este fundamentado através de uma pesquisa realizada por Marcos Antônio de Camargos e Francisco Vidal Barbosa. Os processos de fusões e aquisições (F&A’s) trata de uma das atividades empresariais mais impactantes (para funcionários, empresa, socidade etc.), integram a estratégia empresarial, e por meio deles as empresas conseguem expansão rápida, a conquista de novos mercados, maior racionalização produtiva, economias de escala, ativos complementares, entre outras coisas. Apesar disso, não devem ser encarados como uma solução simples para problemas internos ou ameaças mercadológicas, devido ao elevado grau de complexidade, risco e incerteza que permeiam essas operações, além da ausência de um consenso sobre ganhos (sinergias) e criação de valor. Observa-se nos últimos anos que a economia brasileira tem apresentado um volume considerável de F&A’s, necessitando, portanto, de um melhor entendimento dos desdobramentos teóricos e práticos de tal atividade.
1. Problema
As consequências e desdobramentos empíricos das fusões e aquisições ainda não estão totalmente explicados por teorias e regras no meio acadêmico. Ou seja, existe um vasto corpo de relatos e estudos empíricos que ainda carecem de um arcabouço teórico sistematizado. Com o aumento de volume das fusões e aquisições, se faz necessário um maior entendimento teórico e prático de tal assunto, gerando assim uma necessidade e maiores informações sobre o referido assunto.
1.2 Hipóteses
As hipóteses e seus argumentos teóricos que discutem a eficiência e os ganhos em fusões e aquisições são: ➢ Hipótese da Eficiência: Uma F&A tanto pode melhorar o desempenho de uma empresa como produzir uma empresa mais eficiente, devido à obtenção de algum tipo de sinergia. ➢ Hipótese da Informação: Efeito de curto