Projeto de Negocios
ATIVIDADE 1
Fábio Machado Campos de Pinho
Belo Horizonte – Fevereiro 2014
Questão:
Discuta as implicações das diferentes dimensões do conceito de competitividade para a elaboração de um projeto empresarial.
Considere que a competitividade é um conceito que abrange tanto as condições de produção dentro das empresas, como no ambiente onde elas se inserem. A competitividade, portanto, não deve ser utilizada como sinônimo de competição.
O termo Competitividade se refere, basicamente, à capacidade e eficiência de qualquer organização em formular estratégias e projetos para que ela se mantenha sustentável e qualificada no mercado, atingindo com sucesso os objetivos propostos. É importante salientar que competitividade não equivale ao termo concorrência ou competição. A competitividade surge como um fator extrínseco em relação a um padrão de concorrência de um produto ou firma, diante de determinado mercado. Para que um projeto empresarial seja competitivo, alguns fatores são determinantes. Estes fatores podem ser divididos em diferentes dimensões do conceito de competitividade, e que de alguma forma se complementam: fatores internos à empresa (empresariais), fatores estruturais e fatores sistêmicos. Podemos dizer que os fatores internos de uma empresa são aqueles em que a empresa possui a maior autonomia e controle, justamente pelo fato da empresa possuir o poder de conduzir determinada estratégia, alterar algo internamente e, principalmente, ter o poder de decisão. Entre estes fatores empresariais podemos citar a capacidade produtiva da empresa, os maquinários, a produção em geral, capacitação dos profissionais, entre outros. Os fatores internos de uma empresa são importantes para planejar diversas ações, como o controle de pedidos, a necessidade de contratação ou demissão, a análise de terceirização, o controle