Projeto de monografia
ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Projeto de Monografia
Título da Monografia
ENSEADA AZUL: FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO “VAZIO” URBANO.
Nome do Aluno
Maicon Lemos Sathler
Nome do Orientador
Profa. Dra. Ana Lucy Oliveira Freire
Departamento
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Nesta presente pesquisa procuraremos enfatizar o embate entre os interesses públicos frente aos privados e mostrar qual é o contraste social presente no município de Guarapari, especialmente na região abordada em nossa pesquisa, no caso a Enseada azul.
Podemos perceber que a partir da década de 40, devido à pesquisa realizada pelo Dr. Silva Mello, no instituto Radium em Berlim onde ele identificou as propriedades medicinais da radioatividade presentes nas areias monazíticas, sendo que esta possui uma suposta cura para diversas doenças como reumatismos, artrite, artrose, osteoporose entre outras. A partir desta constatação, o nome do município se torna reconhecido nacional e internacionalmente, devido as suas areias terapêuticas monazíticas atraindo assim um grande numero de “curiosos” em busca de tais resultados especulativamente alcançados por outros freqüentadores no balneário.
Devido à característica exposta acima e também por ser uma região recortada com a formação de enseadas de águas claras e calmas, observa-se a partir da década de 50, um continuo crescimento da aquisição de terrenos e residências, acentuado pelo marketing imobiliário.
Através da análise histórica também podemos constatar que paulatinamente a região litorânea do município foi sendo explorada por estas incorporadoras (construtoras), iniciando o processo pela região central, ou seja, as praias das castanheiras e da areia preta, se estendendo em décadas posteriores para novas regiões até os dias atuais.
Observamos que tais implementações trouxeram vários impactos para