Projeto de monografia sobre preservação de peças anatômicas
Vantagens didáticas e sanitárias do uso da glicerina para a preservação de vísceras de aves.
2. PROBLEMA
Há vantagens didáticas e sanitárias do uso da glicerina em vísceras de aves em comparação com o uso do formol?
3. HIPÓTESE Existem sim vantagens didáticas e sanitárias do uso da glicerina em vísceras de aves em comparação com o uso do formol.
4. JUSTIFICATIVA As aplicações de técnicas de conservação são muito importantes para o estudo da anatomia (KIMURA; CARVALHO, 2010, p. 10). Os compostos mais utilizados para preservar peças são o formol e a glicerina, sendo o primeiro mais utilizado por ser mais barato e ter uma boa eficiência (CARVALHO et al., 2013, p. 115-116). Porém, o formol pode fazer as peças ficarem mais escuras, terem pesos excessivos e ocasionar rigidez nas mesmas (KRUG et al., 2011, p. 3).
Fig: 1. Peça formolizada. Fig: 2. Peça glicerinada.
Foto: Thalles Dantas. Foto: Thalles Dantas. O uso do formol para a conservação de peças anatômicas implica em riscos para a saúde, pois no ano de 1995 a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer classificou-o como cancerígeno (KRUG et al., 2011, p. 3). O formol é tóxico, por isso causa irritação nas mucosas e pele de quem o utiliza, podendo ainda ocasionar problemas de saúde nas pessoas que o manipulam por tempo prolongado (CARVALHO et al., 2013, p. 116; NASCIMENTO et al., 2012; SILVA, 2010, p.32). Sendo assim, a glicerina implicará em mais segurança e conforto no manuseio das peças.
Fig.3: Sistema digestório de gato com técnica de formolização
Foto: Thalles Dantas.
Peças glicerinadas também possuem maior facilidade no seu