Projeto de misturador aquecido para compostos poliméricos
Projeto de misturador aquecido para compostos poliméricos
Ronan Luiz Ferrari Andreu
Não bolsista: PIC/UEM
Engenharia Mecânica - 2009
Orientadora: Dra. Luiza Helena Costa Dutra Sousa –
Departamento de Engenharia Mecânica
Introdução
O concreto polimérico desenvolvido no Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá pela pesquisadora prof. Dra.
Eurica Mary Nogami, são obtidos pela fusão de embalagens PET na presença de resíduos sólidos finos e óleo vegetal, e o composto polimérico é utilizado sem a modificação química de seus constituintes. O problema vivenciado pela pesquisadora é o de misturar homogeneamente este composto e houve a proposta de em parceria com o Departamento de
Engenharia Mecânica desenvolver um equipamento baseado nos parâmetros necessários para atingir uma mistura de qualidade.
Objetivos
O misturador projetado deve servir para manter a homogeneidade da composição, a uniformidade da temperatura enquanto sendo misturado e possuir um mecanismo de descarga nos moldes, pois resfria rapidamente criando bolhas de ar internas à amostra, o que pode acarretar perda de resistência das mesmas.
Materiais e Métodos
Na fase inicial realizou-se um amplo estudo a cerca dos materiais e equipamentos existentes no mercado. Paralelamente ocorreu o acompanhamento do processo realizado manualmente no laboratório de química para posterior análise de manuseio e parâmetros necessários, tais como temperatura, consistência da mistura e quantidade a ser elaborada a nível de bancada. De posse dos dados, desenvolveu-se o projeto descritivo, baseado em literatura de cálculos de projeto.
Resultados Obtidos
Tanque
Devido à facilidade do composto polimérico em perder calor, surgiu a necessidade de dimensionar um sistema misturador rápido e prático o qual permitisse de maneira eficiente o escoamento do material para o molde. Desta forma, optou-se