projeto de mestrado
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: ENCONTRO ENTRE SUJEITO POLITICO E SUJEITO SUBJETIVO ? UMA PROPOSTA DE ESTUDO SOBRE UMA SAÍDA POSSÍVEL À SAÚDE PSÍQUICA
Anteprojeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC Minas,como exigência para participação no processo de seleção para o curso de Mestrado na área de concentração Processo de Subjetivação referente ao ano de 2014.
Belo Horizonte
2014
I) TEMA
O tema da pesquisa a ser desenvolvida refere-se ao estudo do sujeito que se apresenta no procedimento da mediação de conflitos nas comunidades de vulnerabilidade social em BH, e propor, pelo viés da psicanálise, a possível relação existente entre sujeito político e sujeito subjetivo para a saúde psíquica.
II) OBJETIVO GERAL
Estudar a mediação de conflitos e caracterizar a relação entre subjetividade e política , como meio de proporcionar ao sujeito a construção de uma saída possível e benéfica a sua saúde psíquica .
II.1) Objetivos específicos
1. Fazer um estudo sobre a teoria utilizada no Programa Mediação de Conflitos- Coordenadoria de Prevenção à Criminalidade/Seds/MG caracterizando a sua importância para as relações existentes entre as pessoas .
2. Identificar e analisar o lugar da subjetividade e da política na mediação de conflitos com enfoque da Psicanálise.
III) JUSTIFICATIVA
O estudo sobre questões relacionadas à subjetividade e à política já me impulsionaram no percurso acadêmico e profissional em outros momentos.
O interesse em trabalhar o tema de pesquisa ficou mais intermitente após meu ingresso na disciplina isolada, Psicanálise e Política, de mestrado da UFMG neste ano de 2013. A partir das leituras e discussões em sala de aula comecei a me remeter ao tempo, 2010-2013, em que trabalhei como técnica social, área da psicologia, no Programa Mediação de Conflitos Cabana Pai Tomás – programa da Secretaria de