Projeto de matemática
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
TÂNIA MARIA DOS SANTOS DE FREITAS
“PROBLEMAS...NÃO HÁ QUEM NÃO POSSA RESOLVÊ-LOS”
LINHA DE PESQUISA 2
VÁRZEA DA PALMA,MG
SETEMBRO DE 2012
MOTIVAÇÃO
“Os valores em que acreditamos devem se encarnar em nós e se transformar em qualidades”
Gabriel Perissé
Enquanto professora, considero dois aspectos no processo ensino-aprendizagem, um é a aprendizagem dos alunos, o outro é que enquanto ensino também aprendo.
Nessa relação, passei a observar meus alunos, o meio, a família e todos os envolvidos neste processo de forma crítica que me leva a procurar, cada vez mais, formas diferenciadas de como posso contribuir para a aprendizagem desses alunos e para minha própria aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
Lecionar matemática e me preocupar com minha formação e desenvolvimento profissional em prol da aprendizagem de nossos alunos é que me fez escolher a linha 2.
São infindáveis as discussões a cerca do processo de ensino e aprendizagem de matemática, cabe a nós educadores estarmos mais e mais preparados e preocupados com o nosso aperfeiçoamento para sabermos enfrentar o cotidiano na sala de aula .
Além disso, como profissional da educação, me sinto valorizado em poder está sempre atualizado na área em que atuo, buscando sempre novas formas de levar e buscar conhecimentos.
TEMÁTICA Quais os objetivos do ensino da matemática?
Por que ensinamos matemática?
Quando nos questionamos dessa forma, observamos que uma das respostas que ouvimos com maior freqüência entre os profissionais dessa área é que ensinar matemática é capacitar nossos alunos para resolver problemas.
Muitas vezes nossos alunos, mesmo que sejam capazes de operar corretamente, quando se deparam com um problema, muitas vezes não conseguem resolvê-lo, tem muita dificuldade em interpretar o que está no enunciado e em até de saber quais recursos que poderá e ou deverá utilizar.
Diz Luiz