Projeto de leitura
PROJETO I
1. Objetivos
O Programa de Produção de Textos de Leitura (PTL) tem por objetivo oferecer aos estudantes que se iniciam na leitura, uma quantidade significativa de textos tecnicamente preparados, de acordo com o que as pesquisas esclarecem sobre as condições que os textos para estudantes iniciantes devem oferecer para permitir um evolução na fluência e na compreensão. Trabalharemos com duas variáveis:
a) velocidade de leitura,
b) nível de dificuldade que os textos apresentam.
1.1 Primeira Condição
O leitor iniciante deve ter a velocidade mínima de leitura capaz de concluir uma frase e compreender a sua mensagem. Essa velocidade, segundo as pesquisas, compreende uma tabela, como a que propõe Hsabruck,J.e Tindal,G. Essa tabela é a seguinte:
QUADRO I NÚMERO DE PALAVRAS CORRETAS POR MINUTO final do ano
ANO
Nº DE PALAVRAS
POR MINUTO
1º
60
2º
94 3º
114
4º
118
5º
128
6º
145
7º
167
8º
171
9º
175
Adaptado de:
Hasbrouck, J. E. & Tindal, G (1992). Curriculum-based oral reading fluency forms for students in grades 2 throug. Quando a pesquisa foi feita o ensino fundamental se compunha de oito anos. Com o acréscimo do nono ano calculamos a média do 9º (nono) ano.
Como a nossa coleção produzirá material de leitura para todo o curso fundamental, buscaremos ficar o mais próximo possível desse padrões. Nossos textos obedecerão aos limites propostos pelos pesquisadores, no tocante ao número de palavras e com mais precisão, o número de sílabas por frase como se vê no QUADRO II. Esse novo padrão é o proposto em Edward Fry’s Readibility Graphy (1968; 1977), como determina o nível de dificuldade de um trecho ou passagem pelo número de sílabas, sugerido por Timothy V. Rasinski, em seu livro “O Leitor Fluente”.
Quadro II
TAMANO DAS FRASES ATÉ
Sílabas por sentença
Nº de Sílabas