Projeto De Lei
Objetivo.
O projeto de criação e implantação de hortas nas escolas municipais tem como objetivo modificar a cultura alimentar e nutricional dos estudantes de faixa etária ente 7 a 12 anos, incorporando alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.
Com a horta o estudante tem a possibilidade de aprender a selecionar o que plantar, plantar, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer com o que colheu, mudando totalmente a relação do estudante com o meio ambiente, criando princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza.
Por meio da horta, é possível também, tornar favorável conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura e assim conscientizá-las quanto a práticas alimentares mais saudáveis, fortalecer culturas alimentares das diversas regiões do país e discutir a possibilidade do aproveitamento integral dos alimentos.
Justificativa.
O ser humano está cada vez mais esquecendo-se da natureza, passando a levar uma vida aonde a mesma não demonstra parecer nada importante para tal. Logo, temos como objetivo criar princípios de comprometimento e responsabilidade com a natureza desde os primeiros anos de idade.
Viabilidade
O projeto proposto tem grande facilidade em ser aplicado. Há a necessidade de um espaço para ser feita a horta, a manutenção será feita pelos próprios alunos, que além, de aprender a respeitar o alimento e ter uma vida saudável, ajudam a manter a horta. O custo para mantê-la é muito baixo, somente com irrigação e produtos de preparação da mesma.