Projeto de Investimento - Empresa de software
Luiz Soares dos Santos Baglie – 1023314
Marcos Vinicius Trigo Romero – 1022208
Nikolas Aleksander Abiuzzi –
Victor Hugo Bras de Oliveira – 1024647
Yen Yu Chih – 1025041
Sumário
1. Estudo de Mercado
A computação revolucionou a humanidade. O dia-a-dia das pessoas é o que mais tem sido afetado nos últimos tempos, com equipamentos de jogos e ferramentas pessoais móveis como os smartphones e os tablets ocupando espaço na mídia nos últimos anos, mas já faz muito tempo que a computação vem revolucionando as ciências e também o mercado de trabalho. A automação de inúmeras tarefas com máquinas, o controle da produção, o pagamento de funcionários, entre muitos outros processos, estão muito mais rápidos e com custo muito menores graças a velocidade com que podem ser desempenhados por um computador.
Além disso, muitas empresas hoje nascem ou mesmo vivem apenas virtualmente. Vários lojas agem essencialmente pela internet, por exemplo. Isso é uma tendência nos últimos tempos, favorecida pelo crescimento da capacidade computacional de smartphones e tablets.
A IDC Latin, grupo de levantamento de dados do mercado tecnológico, informou que em 2012 houve um crescimento de 171% nas vendas de tablets [1] e 78% nas vendas de smartphones [2], ou seja, a demanda por aplicativos para esses dispositivos só está crescendo, não bastasse o mercado de computadores de mesa, que já demandava muitos aplicativos e também o mercado de websites, que continua em alta. Por esses motivos que os profissionais da área de desenvolvimento e gestão para software estão em falta. Estima-se que, hoje, faltam 39,9 mil profissionais de tecnologia, com crescimento para 117 mil vagas até 2015, agravados pela Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016 [3].
Mesmo com as diversas crises econômicas, o mercado de tecnologia da informação (TI) não para de crescer e continua cheio de oportunidades. Em 2011, o setor cresceu 14,8% no