Projeto de intervenção
Gestão Hospitalar
HISTÓRIAS DE PARIQUERA-AÇU
Pariquera-Açu é um município do estado de São Paulo com grandes áreas verdes, boa rede de ensino, tanto público quanto particular, e com ótimos estabelecimentos hospitalares de acesso gratuito.
O nome dado à cidade vem do Tupi-Guarani, no qual Pariquera quer dizer cercados de peixes; e assú quer dizer grande. Segundo a Prefeitura Municipal de Pariquera-Açu (2005), o nome dado à cidade também foi inspirado na forma como seus habitantes primitivos chamavam o lugar: Pary.
Pariquera- Açú tem o início de sua história na primeira metade do século XVI, quando os portugueses, em busca das riquezas do Vale do Ribeira, tinham apenas duas maneiras de viajar de Iguape para Xiririca (localidade da então Província de São Paulo que hoje é a cidade de Eldorado), podia-se subir a Ribeira de Iguape (que ainda não era chamada de rio) em frágeis canoas impelidas à vara, ou por terra, atravessando a pé ou em lombo de burro a longínqua distância.
A emancipação da Colônia de Pariquera-assú aconteceu em 11 de janeiro de 1902, pelo Decreto Nº 995. Em 19 de dezembro 1906, tendo o então Secretário da Agricultura Dr. Carlos J. Botelho (ilustre figura que foi homenageada como o nome da principal avenida que corta a cidade) representando o Vilarejo de Pariquera-assú junto ao Presidente do Estado, Dr. Jorge Tibiriçá, sobre terras contíguas ao Núcleo que deveriam ser anexadas ao Vilarejo, obteve êxito de seu pedido pelo Decreto Nº 1422
Em meio à floresta, a viagem durava dias. Ao longo do difícil caminho haviam pouquíssimos pontos de parada onde os viajantes passavam noites dormindo mal e descansando pouco. O primeiro desses pontos de parada sequer tinha nome e situava-se às margens dos rios