Projeto de intervenção
Técnico Responsável:
Localização:
Abrangência: Usuárias do CRAS
Duração do Projeto: Três meses
Apresentação: O seguinte projeto mostra a importância da implementação de um curso profissionalizante no município de Santo Antônio do Caiuá.
Desenvolvido devido á escassez de emprego no município de Santo Antônio do Caíua, o curso de Corte e Costura Industrial curso trará às mulheres do município a oportunidade de serem inseridas no mercado de trabalho com mais facilidade.
Justificativa:
O município de Santo Antônio do Caíua possui cerca de três mil habitantes. Sua economia gira em torno da agricultura e da pecuária, o comercio local é pequeno á cidade conta com poucas lojas e poucos mercados. Há também no munícipio pequenas indústrias, uma indústria de confecções, uma fábrica de celas e uma fábrica de vasos de cerâmica.
Atualmente muitas pessoas vão para municípios próximos, buscando qualificação profissional, como o município não possui emprego para toda a população muitos se veem obrigados á irem em busca de emprego em municípios vizinhos. A maior parte dos empregos ofertados no na agricultura são informais ou temporários, ou seja, por safra e assim que acaba essa safra os trabalhadores ficam sem fonte de renda. Com a falta de empregos a procura da população pelos serviços da Politica de Assistência Social ofertados pelo CRAS como por exemplo a cesta de alimentos e o vale gás, aumenta de forma considerável.
A implementação de um curso de Corte e Costura Industrial no munícipio irá proporcionar capacitação qualificada as mulheres da comunidade para que possam atuar na indústria de confecções ou até mesmo confeccionarem algumas peças mesmo em casa. O curso proposto possibilitará as mulheres mães de família a terem uma fonte de renda independente da época do ano, com os conhecimentos oferecidos pelo curso terão uma fonte de renda extra. O presente projeto visa a capacitação para o mercado