Projeto de intervenção
CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO
APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
- OFICINAS DE MATEMÁTICA -
Projeto de Intervenção Pedagógica apresentado ao Curso de Educação Integral e Integrada do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás.
Andréa Alcântara Almeida Amorim
Eliana Alves Peixoto Costa
Valéria Antonia Custódio Vieira Keila Cristina Mendonça
Patrícia Ribeiro de Lima Queiroz
Inhumas-Go.
2013
1- INTRODUÇÃO
Segundo Paulo Freire, “a condição básica para a conscientização é que seu agente seja um sujeito, isto é, um ser consciente”. Dessa forma, a educação integral visa trazer conhecimentos que tornem o indivíduo consciente da sua vida como um todo. Logo, o conhecimento fará parte da sua vida.
Assim o papel da escola será o de agente transformador da consciência desse sujeito. Cabe a ela desempenhar o papel de construção desse conhecimento. Segundo Moll a instituição escolar tece “uma rede de espaços sociais (institucionais e não institucionais) que constrói comportamentos, juízos de valor, saberes e formas de ser e estar no mundo” (MOLL, 2007, p.139).A educação integral preconiza atividades articuladas ao projeto de aprendizagem desenvolvido pela escola. Desse modo, aulas diferenciadas estabelecerá um intercambio mais próximo ao cotidiano do aluno.
Dessa forma, o Projeto de Intervenção, ‘Oficinas de Matemática’ tem como objetivo principal agregar conhecimentos antes já adquiridos para o então aperfeiçoamento da aprendizagem. Logo se dará a compreensão da formação integral associada á Educação Integral, pois conforme propõe Guará “a educação deve responder a uma multiplicidade de exigências do próprio indivíduo e do contexto em que vive. Assim, a educação integral deve ter objetivos que construam relações na direção do