PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Cida
Público alvo:
Alunos do 1º, 2º, 3º ano do Ciclo de Alfabetização e
Alunos do 4º e 5º ano do Ciclo Complementar de Alfabetização
Supervisão: Maria Aparecida de Sousa Direção: Cleonice Pereira de Sousa
São João das Missões, março de 2015.
Oportuna citação:
“ A escola precisa ser um espaço mais amplamente aberto a todos os aspectos culturais do povo, e ir além do ensinar a ler e a fazer as quatro operações. Precisa investir em bons livros, considerando que a cultura de um povo se fortalece muito pelo prazer da leitura; e a escola representa a única oportunidade de ler que muitas crianças têm. É necessário propiciar nas salas de aula e na biblioteca a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e sentir do povo brasileiro.” (BRAGA,1985,P.7)
JUSTIFICATIVA
Na atualidade muito se fala em fracasso escolar e suas causas e consequências. Preocupa-se em refletir se os reais motivos que levariam determinados alunos a não atingir as habilidades almejadas para determinado período seriam eles intelectuais ou metodológicos.
É papel fundamental da equipe pedagógica, trabalhar em busca de um processo de ensino que acima de tudo assegure uma boa formação. Esta deve partir da particularidade de cada aluno; respeitando as dificuldades, valorizando o que o aluno faz de melhor, orientando, instigando a curiosidade enfim atiçando o mesmo a ousar cada vez mais e especialmente acreditar em seu potencial.
Partindo do pressuposto de que o Projeto de Intervenção Pedagógica nasce de uma problemática e ainda tomando como base as dificuldades de processo de ensino aprendizagem detectados nos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental desta escola, dentre elas: leitura, escrita e interpretação de textos, fez-se necessário a elaboração de um projeto que visa desenvolver uma maior aprendizagem na