Projeto de intervenção gravidez na adolecencia
AUTORA:Elza Silva Cezar
01- JUSTIFICATIVA
A gravidez na adolescência figura como grave problema que atinge parcelas crescentes da população brasileira. A relação entre esta e o abandono da escola, com as obvias consequências para o futuro destas adolescentes e de seus filhos, e verificada cada vez mais em nosso país.
A ocorrência da gravidez precoce entre adolescentes da cidade de Belém tem se mostrado crescentes gerando a preocupação por parte do poder público da cidade.
A escola é o meio capaz de favorecer a investigação do problema, bem como práticas educativas a fim de reduzir o número dessas adolescentes grávidas para que possam desfrutar a sua juventude e realizar os seus sonhos.
02- OBJETIVO GERAL
Facilitar e adaptar o projeto com as características sócio-culturais da comunidade e do grupo alvo produzindo intercâmbio entre os setores escola e família.
03- OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
Promover no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro, a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), e o adiamento da idade do início da atividade sexual.
-Fortalecer o poder de decisão da adolescente sobre a sua capacidade de negociação e recusa diante de comportamento de risco e não desejável.
-Produzir material com linguagem simples, a fim de ser utilizado pelos educadores,alunos e familiares.
-Promover e valorizar as atividades de educação e de informação dirigida aos adolescentes objetivando aumentar os conhecimentos da biologia reprodutiva.
Eliminar o preconceito de que o envolvimento da escola na educação sexual incentiva comportamento sexual precoce.
04- CAUSAS QUE SERÃO INVESTIGADAS( para levantar o perfil do adolescente em risco) l Iniciação sexual cedo. l Falta de informação sobre sexualidade. l Desagregação familiar. l Falta de expectativas sociais e psicológicas. l Falta de informação sobre métodos contraceptivos. l Concepções sobre a vida adulta.
05-