Projeto de intervenção focado nos processos de separação e solicitações de pensão alimentícia do tjmg.
Psicologia
Projeto de intervenção focado nos processos de separação e solicitações de pensão alimentícia do TJMG.
Cleire Larsen Isabela Melo
Belo Horizonte
2013
CleireLarsen
Isabela Melo
Projeto de intervenção focado nos processos de separação e solicitações de pensão alimentícia do TJMG.
Projeto desenvolvido como requisito parcial para a conclusão da disciplina Direitos Humanos e Psicologia, da Faculdade de Estudos Administrativos – FEAD, sob orientação da professora Vilene Eulálio.
Belo Horizonte
2013
“Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.”
William Shakespeare
Introdução
O divórcio mostra um novo recomeço, novos projetos que se iniciam, novos caminhos a serem percorridos. Nem sempre o divórcio é visto desse jeito por uma das partes e um grande mal estar pode surgir com esse inconformismo e pesar sobre os filhos. Nesse cenário que pode surgir situações de desconforto e confusão na cabeça desses filhos. Os filhos não sabem com quem devem ficar, como agir diante dos pais, se devem amar os dois. Sentimentos de ambivalência e incertezas começam a rondar essa criança e se isso não for bem administrado pelos seus pais, pode gerar a alienação parental por um desses pais.
O divórcio e suas possíveis consequências para os filhos nos leva a pensar em intervenção que o bem estar desse filho seja priorizado e que fique claro para toda a família que o que está acontecendo é a separação do casal e não a separação de pais e filhos. É necessário manter esse vínculo entre pais e filhos e trabalhar com esses pais para que não usem o filho como uma arma nesse longo processo de divorcio e readaptação.
Em casos que não acontece o divórcio, mas onde o pai só sabe da existência da prole após processo de solicitação de pensão alimentícia. Ou aquele