Projeto de Intervenção Escolar
PEDAGOGIA
SELMA SILVA DE OLIVEIRA
PROJETO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR
UBATÃ-BA
2013
FACULDADE INTEGRADA DA BRASIL – FAIBRA
SELMA SILVA DE OLIVEIRA
PROJETO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR
Trabalho solicitado pelo Professor Esp. Benilton d’Hora, do componente curricular Corpo, Movimento e Ludicidade para fins avaliativos.
UBATÃ-BA
2013
No Método Montessori a Educação está no próprio educando, e tem por objetivo levar o ser ao conhecimento consciente do real pelas atividades que realiza.
Esta educação visa não somente a capacidade de desvelar o “eu”, do “outro”, que lhe é vizinho visa-se à formação do Homem. Ser consciente de si mesmo, do real, do divino. Pelo homem ser um Ser livre, é capaz de responder às solicitações do meio (Valentina, 1993).
Numa sala de aula Montessori, o ambiente possui atmosfera agradável, deve ser um local espaçoso, silencioso, com ferramentas diversas, mobiliários adequados ao tamanho das crianças, materiais especiais, e o professor que não dá ordens e nem se intromete no trabalho da criança, mas serve de guia e auxiliar, que sabe quando agir para manter a ordem e quando deve só observar. As carteiras, normalmente são organizadas em pequenos grupos, o que já representa um chamado à troca de experiências e ideias. É o estar junto no dia a dia. Logo, o ambiente no método Montessori é de grande importância, pois é preparado especialmente para as crianças.
O professor deve ajudar a desenvolver na criança a capacidade de crescer sozinha, pois a mesma deve ser a autora da sua própria educação. Por isso, o educador quando solicitado, deve trabalhar com cada criança em particular, introduzindo-a na compreensão do