Projeto de Intervenção de Estágio
1 IDENTIFICAÇÃO 3 REFERÊNCIAS 12
1 IDENTIFICAÇÃO
Nome do Projeto: ASSOCIARTE – A Geração de Renda como recurso para o protagonismo e participação social das Mulheres dos Bairros Contorno e Duarte da Silveira.
Local: Aldeia da Criança e Centro Comunitário do Contorno Elaborado em: 26/09/2013
Duração: 07 meses
Início: dezembro de 2013
O presente Projeto de Intervenção está sendo desenvolvido no Centro de Promoção Social Aldeia da Criança Alegre – Kinderdorf Rio e V., na cidade de Petrópolis /RJ.
A Aldeia, como será chamada daqui por diante, foi fundada em 1968 através de uma parceria brasileira-alemã visava acolher crianças em situação de abandono por meio de Casas Lar. Durante quase 26 anos essa foi a missão da Aldeia que chegou a proporcionar a estruturação de cerca de 20 Casas Lares em três municípios (Nova Friburgo, Bom Jardim e São Pedro da Aldeia).
A partir de 1994, ampliou seu escopo de ações pelo projeto “Portas Abertas”, caracterizado como a abertura de espaços institucionais que para atividades que visam promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, em contraturno escolar, por meio de atividades socioeducativas. Essa nova atuação fez emergir a necessidade do desenvolvimento de ações junto às famílias em situação de vulnerabilidade social. Inicialmente essa demanda foi consequência do processo de reintegração das crianças sob a guarda da Aldeia; posteriormente foram incluídas as famílias das comunidades do entorno das filiais da instituição. Assim, a conscientização social, o desenvolvimento da solidariedade internacional e a capacitação de recursos humanos para o trabalho junto às crianças e adolescentes foram incorporados à missão da Aldeia.
O trabalho da Aldeia no Contorno, em Petrópolis, começou em 2003 quando um deslizamento de terra fez 13 vítimas fatais e deixou