PROJETO DE INTERVENÇÃO BULLING
BULLIYNG
CONTEÚDO: MEIOS PARA PREVENÇÃO E COMBATE DO BULLIYNG NA ESCOLA
INTRODUÇÃO
A violência praticada por estudantes sempre foi um fator preocupante para as instituições de ensino, pois interfere não somente na socialização dos alunos, como tambem no proprio rendimento escolar. A violência escolar é gerada por diversos fatores que, muitas vezes são externos as instituições de ensino. A falta de projetos eficazes de combate à violência escolar aumenta a sensação de inseguraça nos educandarios, causando danos irreversiveis na vida de alunos que são vítimados por estes atos de violência. Uma das praticas mais comuns de violencia praticadas por estudantes e o chamado Bulliyng.
O Bulliyng é uma palavra de origem estrangeira, e na língua portuguesa indica um conjunto de comportamentos hostis, que podem ser intencionais e recorrentes. São praticados por um ou mais alunos contra um ou mais alunos que se encontram em desvantagem de poder ou força física. Geralmente não há uma motivação explicita para tal prática. Pode ser considerado como Bulliyng as ações de colocar apelidos, fazer sofrer, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences, ofender, zoar, discriminar, excluir, gozar, encarnar, sacanear, humilhar isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, entre outras.
Acreditando na teoria de que todas as crianças têm o pleno direito de estudar em uma escola onde possam conviver em um ambiente sadio, de amizade, solidariedade e respeito as diferenças físicas, étnicas, linguisticas, sociais, religiosas e outras, neste contexto, pretende–se trabalhar aspectos que possam diminuir os atos de Bulliyng praticados pelos estudantes.
JUSTIFICATIVA: A escolha desse projeto surgiu pelo fato de alguns alunos estarem sofrendo agressões físicas e psicológicas por outros alunos, o que poderá intereferir no processo de ensino e aprendizagem, como tambem evitar evasão escolar e