Projeto de intervenção - aleitamento
SERVIÇO SOCIAL
aNA JANAÍNA BRAZ TOMAZ
ANA KÍLVIA MELO
BRENO MARTINS VERAS
BRÍGIDA EARLY LIMA PEREIRA
MARCELO ARAÚJO ALVES
MARIA ELIAMARA MESQUITA DE OLIVEIRA
QUEM AMA, AMAMENTA
SOBRAL
2012
aNA JANAÍNA BRAZ TOMAZ
ANA KÍLVIA MELO
BRENO MARTINS VERAS
BRÍGIDA EARLY LIMA PEREIRA
MARIA ELIAMARA MESQUITA DE OLIVEIRA
MARCELO ARAÚJO ALVES
QUEM AMA, AMAMENTA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Profª. Adarli R. Moreira Goes
SOBRAL
2012
1. Apresentação e Justificativa O município de Guaraciaba do Norte, situado na região noroeste do Estado no planalto da Ibiapaba a 399 km da capital, possui população de aproximadamente 38.000 habitantes. Desta população, em torno de 29% compreende a população feminina na faixa etária de 10 à 49 anos (mulher em idade fértil). De acordo com Sistema de Informações Básicas, a média de gestantes é de 334 mulheres, sendo que 25% são adolescentes. O número de crianças menores de dois anos é em torno de 1.451 crianças. A taxa de aleitamento exclusivo hoje é em média de 80,60% e a taxa de mortalidade infantil atualmente é de 27,7 / 1000 N.V.
O sistema municipal de saúde vêm otimizando suas ações para promoção da saúde integral da criança, procurando oferecer acompanhamento desde o início da gestação, assegurando realização de exames essenciais (incluindo anti-HIV), consultas de pré-natal, assistência ao parto e puerpério, puericultura, imunização e incentivo do aleitamento materno, considerando a diversidade cultural e necessidade específicas.
No desafio de construir uma política de assistência integral à criança na prevenção e assistência de agravos para reduzir a mortalidade infantil, o município propõe-se a alcançar o utópico: 100% na taxa de aleitamento materno, sabendo que a partir daí diminuiremos o número de doenças, diarreias e infecções, consequentemente proporcionaremos oportunidades