Projeto de intervençao
SERVIÇO SOCIAL
GABRIELA FRANÇA REIS
O PAPEL DA FAMÍLIA DA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Euclides da Cunha
2011
GABRIELA FRANÇA REIS
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Políticas sociaisII.
Profª. Sueli Godoi .
Euclides da Cunha
2011
SUMÁRIO
1) O PAPEL DA FAMÍLIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA_____4 2) INTRODUÇÃO__________________________________________5 3) DESENVOLVIMENTO_____________________________________6 4) CONCLUSÃO___________________________________________9 5) DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA_____________________10 6) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________11
INTRODUÇÃO
O Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 19 estabelece: “Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária”. De acordo como ECA, a família é revestida de deveres e factível de ser punida. A família é considera uma instituição básica e natural, que deve desempenhar adequadamente seu papel na sociedade. O predomínio da conceituação para o termo, com base nos fatores morais determinados pela classe dominante, requer uma predileção para a família nuclear, ou seja, a família composta de um pai, uma mãe e os filhos. Com a promulgação do Código de Menores, foi passado ao Estado o dever de cuidar da infância pobre, da educação, da formação profissional, dos encaminhamentos e da especialização dos mesmos ao mercado de trabalho. Podemos perceber que ainda não se desvinculava desses seres mão-de-obra trabalhista que ao mesmo poderiam oferecer ao estado como forma de pagamentos pelo cuidado oferecido a eles.
DESENVOLVIMENTO
A família sem duvida desempenha uma das mais