Projeto de intervençao
1 - INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Através da observação de acontecimentos na escola, nas ruas, nos lares, entre outros espaços envolvendo os adolescentes da comunidade de Piaçu, incluindo a zona rural, verifica-se a existência de problemas que necessitam de intervenções imediatas.
A falta de estrutura familiar é fato presente em muitos lares, observando-se também um despreparo para a educação com responsabilidade, amor e limites. Somado a isso ocorre anualmente, entre os meses de abril a setembro, a colheita do café, ocasionando a ausência dos pais no período diurno em casa. Dessa forma, muitas crianças e adolescentes permanecem em seus lares sem um responsável que os oriente. Essa situação, associada a outros fatores, contribuiu para a formação do quadro atual que envolve indisciplina, violência doméstica, sexo livre, e uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas entre crianças e adolescentes.
Por outro lado, percebe-se na comunidade de Piaçu a presença de pessoas da comunidade e profissionais com responsabilidade social e interessados em realizar um trabalho com esse grupo que se encontra em situação de vulnerabilidade.
Diante da problemática levantada e de propostas plausíveis, formulou-se um projeto social sendo desenvolvido juntamente com a comunidade de Piaçu e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social com a Escola Arquimimo Mattos.
2 - HISTÓRICO DO PROJETO
Com a inauguração do Centro de Convivência do Idoso Sr. Gelcino Rosa de Araujo obteve-se um espaço físico para desenvolvimento de trabalhos na comunidade. Então, foi realizado um contato com a Secretária de Assistência Social Sonia Marta Soares Mignone, a qual demonstrou interesse pelo projeto e o encaminhou para o Centro de Referência da Assistência Social. Também foi realizado um contato com a diretora e a pedagoga da Escola Arquimimo Mattos de Piaçu para discussão das propostas e levantamento de problemas no comportamento dos alunos.