PROJETO DE INTERVEN O
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
A’NA ANGÉLIA LIMA SOUZA
RAILLANA FIRMINO SOUZA
HISTÓRIA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR E OS DESAFIOS NA SALA DE AULA INTERVENDO COM OS ALUNOS
IPIAÚ-BA
OUTUBRO DE 2013
A’NA ANGÉLIA LIMA SOUZA
RAILLANA FIRMINO SOUZA
HISTÓRIA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR E OS DESAFIOS NA SALA DE AULA INTERVENDO COM OS ALUNOS
IPIAÚ-BA
OUTUBRO DE 2013
1. PROBLEMA
O ensino de história, na formação do estudante, tem o propósito de formar cidadãos críticos e reflexivos numa determinada sociedade. Isto se dá através do professor que tem o papel de orientar o processo de desenvolvimento do aluno, produzindo atividades pedagógicas de acordo com a sua realidade, levando a estes questionamentos que o provoque e o desequilibre em prol de sua transformação.
Durante as observações realizadas no Ensino Médio, com a turma do 3º ano B, vespertino do Colégio Estadual Dr. Antônio Carlos Magalhães, percebeu-se que existe um subconjunto de alunos que apresentam dificuldade em desenvolver atividades de forma participativa na sala de aula, fazendo com estes não desenvolvam suas capacidades cognitivas.
Outro ponto observado, no primeiro dia de aula, foi o tipo de estratégia que a professora utilizou para realizar a aula, pois notou-se que aquele não seria seu primeiro plano.
2. PÚBLICO-ALVO:
Todos os alunos do 3º ano (A, B, C) dos turnos vespertino e noturno.
3. JUSTIFICATIVA
Levando em consideração todas as observações feitas, analisando a metodologia e conteúdo adotado pela professora para a realização das aulas e examinando outras condições de conduzir o conteúdo, com a participação dos discentes no espaço da comunidade escolar, que o presente projeto, tem por objetivo intervir no ensino e na aprendizagem de História em sala de aula, possibilitando novos métodos para trabalhar com o alunado, transformando o ensino de História num momento mais atrativo e