Projeto De Interven O Cuidando De Quem Cuida
1. APRESENTAÇÃO
O CRAS atua na proteção social básica, que tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
Essa proteção prevê o desenvolvimento dos serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada.
O CRAS II com sua equipe de profissionais tem o objetivo de orientar o usuário sobre seus direitos e articular a rede para que os direitos adquiridos pelos mesmos sejam efetivamente cumpridos. O órgão possui uma equipe bem articulada de profissionais verdadeiramente interessados e comprometidos com o cumprimento das leis que garantem os direitos assistenciais conquistados e sacramentados pela constituição de 1988.
2. JUSTIFICATIVA
Dentre os serviços ofertados pelo CRAS o principal deles é o serviços de Proteção e Atendimento Integral à família ( PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva, este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Cientes de que o objetivo do programa é prevenir rompimentos de vínculos dos membros das famílias, os profissionais que trabalham com as famílias atendidas pelo CRAS II, perceberam, no decorrer dos anos, que os pais estão perdendo o controle para educar seus filhos, não estão conseguindo manter a autoridade na relação pais e