Projeto de Interface com o Usu rio unid IV
Unidade IV
7 Processo de projeto de interface com o usuário – Avaliar
Não basta o projetista seguir guidelines para projetos de interface para garantir altos níveis de usabilidade. As avaliações não devem ser realizadas apenas na fase final do processo de projeto de interface, como uma única fase. As avaliações podem ser realizadas com especialistas
(avaliação de usabilidade) e com usuários (teste de usabilidade).
7.1 Importância das avaliações
A primeira vez que um usuário utiliza um produto depois de pronto, ele forma uma opinião. De acordo com Weiss (2002), se esta experiência for insatisfatória, será improvável que o usuário compre‑o ou use‑o novamente. Portanto, para assegurar o sucesso do produto, as avaliações de usabilidade não são opcionais, e sim obrigatórias.
No entanto, a avaliação não deve ser vista como uma fase única dentro do processo de desenvolvimento ou ser uma atividade a ser feita somente no final do processo e “se der tempo” (ROCHA; BARANAUSKAS,
2003). Avaliações podem ser realizadas durante todo o ciclo de desenvolvimento da interface, desde as fases iniciais do projeto, nas quais são produzidos os primeiros esboços, até os estágios mais avançados, já com o software ou protótipo executável.
Os protótipos podem ser avaliados por especialistas e, particularmente, pelos usuários, por meio de algumas técnicas. Possivelmente ocorrerão algumas iterações de avaliação, design e prototipagem até que se atinjam os requisitos de usabilidade definidos. Os resultados das avaliações podem indicar a necessidade de voltar à fase Identificar e Analisar o Contexto de Uso. Dificilmente se conseguirão atingir os níveis de usabilidade definidos já no primeiro protótipo.
Segundo Rocha e Baranauskas (2003), as avaliações têm três grandes objetivos: a) avaliar a funcionalidade do sistema; b) avaliar o efeito da interface junto ao usuário; e c) identificar problemas específicos do sistema.
• Avaliar a funcionalidade: o sistema