Projeto de ginástica laboral
[pic]
Por:
Camila Wendling
Leonardo Costa
Tiago Mattos
Novembro de 2012
1. Introdução
O Mundo vem passando por transformações de diversas ordens e aspectos, dentre essas transformações, podem ser destacados: a mecanização da Indústria, a revolução tecnológica e a informação dos serviços.
A competitividade do mercado globalizado vem influenciando o comportamento dos mais variados segmentos empresariais. Por esta razão, muitas organizações têm buscado alternativas para melhorar o desempenho dos seus colaboradores e consequentemente driblar a crise que, via de regra, pode colocar em risco a sobrevivência de qualquer corporação. Dentro deste cenário, uma das modalidades que vem recebendo atenção diferenciada é a melhoria da qualidade de vida.
O aumento da jornada de trabalho e a monotonia dos movimentos repetitivos têm levado o funcionário à fadiga. Devido ao pouco e inadequado descanso, a pessoa não se recupera totalmente, ocasionando problemas sérios, como é o caso da D.O.R.T.
Logo, é preocupação dos profissionais da saúde e do Empresário moderno a prevenção de patologias para evitar a ocorrência da doença e, quando inevitável ela, promover o tratamento. Disso se depreende que a PREVENÇÃO realmente proporciona RETORNO ao Empresário, sobretudo no aspecto econômico.
• Problema
Nos dias de hoje, é comum encontrarmos trabalhadores que se afastam do trabalho em decorrência de doenças ocupacionais.
As doenças osteomusculares representam hoje nada menos que 65% dos casos de afastamento do trabalho registrados pela Previdência Social, já as lombalgias são responsáveis pelos afastamentos mais longos do trabalho, segundo o INSS, e estão em segundo lugar após as osteomusculares (DORT). No lado psicológico, temos o stress, que pode ser tanto na questão organizacional como individual dentro de uma empresa. E como 50% das atividades de uma