PROJETO DE FIM DE CURSO
Neste capítulo é apresentada a documentação de software do projeto. A documentação é de grande importância ao projeto, pois facilita a propagação do conhecimento de software do mesmo, agilizando e simplificando sua evolução. Consequentemente, a documentação trará economia de tempo às pessoas envolvidas com o projeto futuramente. É justificável a criação de novas versões, a fim de que novas ferramentas sejam adicionadas ao software.
3.12.1 MODELO DE PROCESSO DE SOFTWARE
O modelo adotado foi o modelo em cascata, conforme a figura 3.1, haja vista o encadeamento entre uma fase e outra do projeto.
FIG. 3.1 MODELO EM CASCATA
3.13 ESTUDO DE VIABILIDADE
Com o conhecimento em programação, as tecnologias atuais de software e hardware e a facilidade de obtenção de bibliotecas existentes, torna-se viável o projeto, propiciando ao usuário – chefe militar – dar ordens e instruções a nível operacional, esse projeto viabilizou-se, visto que por meio da representação do terreno próxima da realidade, pode-se ter a visibilidade do terreno e extrair informações do mesmo.
3.14 REQUISITOS
O usuário deve ser capaz de gerar relatórios, que o auxiliem na tomada de decisão, constando distância reta entre dois pontos, mapa de visibilidade do terreno, caminho suave mais curto entre dois pontos e perfil do terreno.
3.15 ARQUITETURA DO SOFTWARE
Para se ter a compreensão da organização do software, de como os componentes interagem entre si, foi feita a arquitetura a seguir.
FIG. 3.2 ARQUITETURA DO SOFTWARE
3.16 CASOS DE USO
O modelo de casos de uso é uma ferramenta capaz de representar, de modo satisfatório, as funcionalidades externamente observáveis do sistema e os elementos externos que interagem com o mesmo, sendo capaz de modelar os requisitos funcionais do sistema. Um caso de uso especifica, de modo pouco ou bastante detalhado, uma sequência completa de interações entre o sistema e o(s) agente(s) externo(s) ao sistema, não