projeto de extensão
SERVIÇO SOCIAL
erlita inêz de lemes
“UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA”.
CÁCERES-MT
2013
erlita inêz de lemes
“UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA”.
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a Disciplinas de Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II 2º Semestre.
Prof: Lisnéia Rampazzo, Adarly Rosana, Márcia Bastos e Sergio Goes.
CÁCERES-MT
2013
INTRODUÇÃO
O trabalho visa aprofundar os conhecimentos na questão dos tipos de famílias que foram formados de acordo com as mudanças ocorridas na sociedade, dando ênfase ao modelo de família monoparental, que teve um grande crescimento, mostrando assim a grande luta da mulher chefe de família.
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
A concepção de família foi com o decorrer dos anos modificado, devido ao modo de produção industrial (capitalista) que trouxe alterações em relação ao espaço público e privado e em relação à organização familiar. Do século XIX ao XX, a rua passava a ser vista como ambiente público, de trabalho e da indústria, local onde se desempenhavam negócios com objetivos comerciais. A casa que antes abrigava o trabalho dos que nela moravam, agora se transforma em local de convivência privada, um refúgio para a família nuclear frente às mudanças sociais, políticas e econômicas que estavam acontecendo, mas cada vez mais através de conquistas e o espaço da rua cada vez mais pertencente ao Estado e ao trabalho, o que fez com que a família se voltasse mais e mais para si.
A família que antes se unia com objetivos políticos passa então a basear seus laços e alianças em sentimentos como amor, paixão e desejo. Há ainda uma grande alteração no valor atribuído às suas crianças, antes vista como pequenos adultos sem