projeto de extens o a comunidade
No currículo a distribuição mais igualdade do saber cientifico e do reconhecimento de toda experiência produz conhecimento se existe relação entre experiência e conhecimento como pré requisitos para atender as vivencias dos educadores e dos educandos, partindo do principio que todos os conhecimentos produzidos nas experiências sociais sustentam práticas e constituem sujeitos no currículo.
Quando o educador sae das grades curriculares de suas disciplinas e abrem se a pluralidade de experiências sociais para coloca las nos currículos. E assume que todo conhecimento é produto de experiências sociais e que essa diversidade é fonte rica de conhecimentos. Educar é contribuir para que professores e alunos transformem suas vidas em um processo de aprendizagem permanente. Assim, ensinar e aprender são duas facetas de um mesmo processo, exigindo flexibilidade, tanto pessoal quanto de grupo.
Os conteúdos fixos com conhecimentos prontos dão lugar a processos abertos de pesquisa e comunicação, envolvendo a criança na própria educação. Então, é ela própria a principal interessada no aprimoramento das estratégias de construção do seu saber através de um ensino interativo. Brincar é uma realidade vivida pela criança em seu cotidiano. Através da imaginação ela relaciona seus interesses e necessidades com a realidade de um mundo no qual vive e que pouco conhece. Uma educação identificada com a comunidade é uma preocupação constante de todos os educadores que pretendem tornar as práticas sociais mais realistas e conjugadas socialmente. As mudanças políticas, econômicas e culturais que ocorrem na sociedade, atualmente, e o grande volume de informações estão se refletindo no ensino, exigindo, desta