Projeto de exploração de Petróleo
Engenharia de Petróleo
Everton dos Santos Lourenço
Projeto de Exploração
Aracaju, 09 de Dezembro de 2013.
Introdução
A exploração de petróleo envolve uma série de estudos e análises de dados geofísicos e geológicos das bacias sedimentares, afim de conhecer as características geológicas de uma determinada área. Um dos métodos mais utilizados é a sísmica, onde são emitidas ondas que atravessam as diversas camadas do subsolo e são refletidas novamente para superfície, onde são captadas por geofones ou hidrofones e posteriormente processadas e transformadas em imagens, que através desta podemos estimar profundidade visualizar possíveis rochas geradoras rotas de migração, trapas e assim definir os locais mais favoráveis para acumulo de óleo.
Este trabalho demonstra algumas análises realizadas, que vai desde interpretações sísmicas, projeto de poço até análise de riscos econômicos e de viabilidade, feitas através de simulações constituindo assim um processo exploratório.
Metodologia
Inicialmente foi feita a interpretação sísmica onde determinamos algumas características encontradas como dobras anticlinais e sinclinais, possíveis falhas principais refletores etc. Em seguida foi determinada a melhor posição para se perfurar um poço, através do tempo gasto pela onda e velocidade média percorrida estimamos a profundidade do fundo do mar, a profundidade objetivo (reservatório), e uma profundidade final onde seria o limite do poço. Depois no mapa sísmico foi desenhada as linhas de nível localizando o reservatório e o possível local de perfuração do poço, calculamos a área (m²) do reservatório e com base em dados estatísticos da área calculamos o Volume de óleo in place (VOIP), e uma análise de risco. Prosseguindo veio o projeto de poço onde se define o tipo de revestimento, litologia formação fluidos de perfuração. Com o poço perfurado é realizada a perfilagem do poço para