PROJETO DE EXPANSÃO
Etapa 2
Módulo:3
Atividade:2
Título: Elaboração de Projeto de Expansão de Negócios
Aluno:Maria Eloiza Gomes de Souza Alves
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma:GRGESPEAD_T0021_0513
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem da gestão ambiental e contextualizá-la no ambiente atual das organizações, onde atualmente emerge uma demanda de certificações de SGA. Apresentamos indicadores de desempenho que enfatizam a importância para melhoria contínua do porto e assim obter vantagem competitiva no mercado.
Indicadores de desempenho a serem adotados
Segundo Adriaanse (1993), os indicadores têm como objetivo simplificar, quantificar, analisar e comunicar. Assim, os fenômenos complexos são quantitativos e tornados compreensíveis por vários segmentos da sociedade, através dos indicadores.
Estes indicadores, se aplicados, podem suprir com mais informações as administrações portuárias, para que possam aprimorar suas gestões ambientais e obter mais segurança na aplicação de auditorias e fiscalizações ambientais por parte de órgãos do governo. De fácil entendimento e aplicação, a sugestão desses indicadores ambientais visa dar subsídios aos gestores portuários para que atendam aos requisitos, protocolos e normas ambientais e para que possam implantar de maneira simples em suas gestões ambientais portuárias. Nesta aplicação dos indicadores sugeridos foram feitas algumas alterações na metodologia do SDP adotada pela ANTAQ, e é inserido o valor ambiental. Para que fosse possível fazer comparações da aplicação nos portos, foram escolhidos aqueles que tinham os dados disponíveis e foram aplicadas simplificações arbitrárias para pesos dos indicadores para que fosse possível obter a nota final para o termo ambiental.
Podemos citar quatro indicadores de desempenho no projeto de Itajaí
Contratação de trabalhadores feita pela própria organização, indicando a quantidade gasto no investimento.