Projeto de estágio no ensino fundamental
De acordo com uma reportagem da revista Nova Escola os projetos estão mais populares do que nunca, pois em muitos casos ajudam a ensinar melhor. Projeto didático vale especificar, é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos (que os alunos devem aprender) e sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém). Porem falta informação sobre o tema. Existem vários tipos de projeto que podem ocorrer na área educacional.
É preciso um estudo reflexivo sobre qual o melhor a atender as nossas expectativas durante o estagio. Depois da leitura e discussão do texto “Uma proposta de tipologia de Projetos Educacionais” de Darcio Moura e Eduardo Barbosa percebemos que os projetos de intervenção são os mais apropriado para o estágio.
Desenvolveremos um projeto com vistas a promover uma intervenção propriamente dita, no contexto em foco com atividades de leitura seqüenciadas que ajudarão os alunos a não persistir na visão de que basta transcrever o que se ouve e pronto.
Segundo Claudio Bazzoni para que essa transição seja bem realizada, é preciso investir na chamada retextualização. Em linhas gerais é o esforço que o autor realiza para manter o mesmo conteúdo da fala original, mas utilizando uma forma adequada ao gênero escrito para que o texto seja mais bem compreendido. Não se trata de “arrumar” a fala para o papel: A oralidade é tão coerente quanto à escrita. Acontece que cada modalidade da língua tem uma organização específica, de acordo com seus propósitos de comunicação.
Pensamos em atividades cabíveis aos diferentes tipos de saber variando a complexidade das tarefas a ser realizadas individualmente em duplas ou grupos e dando atenção aos que mais precisam.
O projeto de intervenção além de dar um sentido mais amplo às praticas escolares, evita a fragmentação dos conteúdos e torna a