Projeto de Dispositivo Detector de Nível de Álcool
PROJETO DE UM DISPOSITIVO
DETECTOR DE NÍVEL DE ÁLCOOL
F. M. Teixeira
Resumo – o presente trabalho tem por objetivo apresentar um dispositivo detector de nível de álcool não invasivo, compacto e de baixo custo capaz de auxiliar as autoridades na fiscalização do nível de embriaguez dos condutores de veículos.
Palavras-chave – Analógico, bafômetro, eletrônico, não invasivo, nível de álcool, portátil.
I. INTRODUÇÃO
S
egundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto colocado em número de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito. Dentre estes acidentes, cerca de 50% envolvem o consumo de bebidas alcoólicas.
Diante de tal situação, foram adotadas medidas rigorosas com o objetivo de diminuir o número de acidentes causados por embriaguez no volante e, para auxiliar na fiscalização, foi adotado um dispositivo para realizar a medição da quantidade de álcool presente no organismo dos condutores.
O nível alcoólico pode ser determinado principalmente através da análise de sangue, urina, ar expirado e saliva.
Tendo em vista um instrumento portátil, não invasivo, compacto e de baixo custo, propõe-se a implementação de um detector de nível alcoólico baseado na análise do gás expirado. Conforme a Figura 1, o projeto pode ser dividido em oito blocos:
II. DETALHAMENTO
Segue abaixo descrição detalhada dos circuitos que compõem cada um dos blocos apresentados:
A. Aquisição
O sensor de gás MQ-03 será utilizado para medir a quantidade de álcool presente no ar expelido e conforme esquema da Figura 2 ele é formado por dois circuitos independentes. O primeiro, composto pelos terminais ‘H’ é responsável por aquecer o sensor retirando assim a umidade do mesmo e o segundo circuito composto pelos terminais ‘A’ e ‘B’ se refere à resistência interna que varia conforme a presença de álcool no ar. O resistor R L além de limitar a corrente que passa pelo sensor, forma junto à resistência variável um divisor de