Projeto de Desenvolvimento para a América Latina
Aula – tema 02: Projeto de Desenvolvimento para a América Latina.
Resumo Proposta Atuais da CEPAL para o Brasil.
CEPAL – comissão econômica para a América Latina e o Caribe criada em 25/02/1948 pelo conselho econômico e social das nações unidas (Ecosac) com o objetivo de monitorar as políticas de desenvolvimento econômico; iniciado no Brasil em 1952 propõe avaliar o ritmo do crescimento do país e traçar programas de desenvolvimento a cada 10 (dez) anos, assim como criar capacitações técnicas por meio de cursos.
Estudando o Brasil desde a década de 90 percebe-se que pouco se investe em P&D (geração de tecnologias e inovação em processo de produto) em todos os aspectos, sendo então considerado pela CEPAL como “imaturo”.
Quanto ao funcionamento do SUS (sistema único de saúde) foca-se como ponto fundamental uma reorientação no modelo, existe um bom programa, o que precisa é reorganizar para uma melhor execução, porém considera-se o Brasil um país com menor taxa de mortalidade por doenças crônicas comparando-o com países cujo sistema é superior.
Já no que se refere à proximidade geográfica, conclui-se que ou países vizinhos são antagônicos ou próximos no que diz respeito a negociações econômicas; percebe-se que a América do Sul mantém mais proximidade do que antagonismo, o que é um fator positivo, pois essas relações identificam oportunidades para o Brasil que é um parceiro importante para a Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai.
Outro fator discutido é a educação, assunto esse de extrema importância no que se diz respeito a desenvolvimento econômico, visto que país cujo índice é elevado em estudo é mais propenso a ter sua economia em alta. Nota-se que cresceram os gastos com o ensino superior privado e público e o mercado reage de forma positiva.
As apurações para chegar-se aos números desses crescimentos são baseadas em dados da RAIS, PIA, PINTEC, SECEX e Marcas e Patentes, mecanismos estes que apuram dados como, por...