PROJETO DE CONSULTORIA
Goiânia
2013
Sumário
1. APRESENTAÇÃO Em um cenário de elevada competitividade e aumento do grau de exigência do cliente, quanto à qualidade, preço e atendimento, o empresário vê-se obrigado a estar em constante aprimoramento para manter sua posição no mercado e se possível aumentá-la, com o consequente reflexo no faturamento e na lucratividade. A concorrência, que até pouco tempo era limitada aos atores locais, passa a ser global, com as grandes redes utilizando-se de parcerias para atender com rapidez e eficiência as demandas locais.
Segundo uma pesquisa realizada em 2010 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completar cinco anos. E uns dos principais motivos que causaram esses fechamentos foram a ausência de um planejamento e deficiências no processo de gestão empresarial. Esse resultado demonstra cada vez mais o quanto é importante para essas empresas contratarem o trabalho de uma consultoria, pois elas conseguem receber informações de como anda o seu negócio, seja no setor financeiro, de gestão, planejamento estratégico ou de comunicação.
Para manter a atividade e agregar novos conhecimentos necessários, pode o empresário optar por vários caminhos, sendo que cada um tem seu tempo de maturação, suas vantagens e desvantagens. No entanto, indiferente do caminho a ser seguido, suas opções são encontrar a solução para os novos desafios internamente, ou buscar apoio externo, para que agregando à cultura organizacional os conhecimentos de um consultor externo, melhore as condições de competitividade da empresa.
A consultoria, segundo Lins (1999, p. 29), “é vista como um dos meios que os empresários podem utilizar para obterem a melhoria dos processos, a diminuição dos custos e as alternativas de