Projeto de compra de um caminhão.
Compra de um caminhão para o setor de materiais.
1.1. JUSTIFICAR O PROJETO
A logística é um dos setores mais complexos e abrangentes de uma empresa. É difícil imaginar os objetivos da produção ou do marketing sendo alcançados sem o apoio logístico devido. A logística procura disponibilizar os recursos necessários à produção, ao marketing e a outros setores no momento em que são desejados por eles.
Bowersox e Closs (2007, p. 20) conceituam logísticas como sendo “o processo do planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente”. A logística existe para atender aos clientes de uma empresa, sejam eles internos ou externos.
Por causa da limitação dos recursos e por causa da competitividade do mercado, percebe-se que as empresas que possuírem uma logística sofisticada e eficiente poderão apresentar um desempenho na disponibilidade de estoque e na velocidade e perfeição de entrega que as fará apresentar-se para os clientes como um fornecedor e/ou parceiro preferencial e ideal.
Dentro do fluxo que os materiais seguem até chegar ao cliente, vêem-se basicamente três macro-etapas: primeiramente, a matéria-prima é extraída e/ou fabricada por alguém; após isso, ela é processada e/ou moldada para atingir os desejos dos clientes; e, por fim, ela é distribuída para os clientes finais através dos canais de distribuição disponíveis.
Por vezes esse fluxo se desencadeia através de várias empresas ligadas pela relação de oferta e demanda. Essa cadeia de empresas inclui tudo aquilo que é necessário para entregar o produto ao cliente final, podendo ser que uma mesma empresa seja cliente final de outra e fornecedora para outras.
Hoje em dia, vê-se uma crescente necessidade dos gestores colocarem sua atenção não somente nas suas próprias unidades produtivas, mas