Projeto de componentes
1 INTRODUÇÃO 4 2 DESENVOLVIMENTO 5 3 COMPONENTES 5 3.1 Definições de componentes de software 6 3.2 Processo de desenvolvimento orientado a componentes 7 3.3 Aspectos do desenvolvimento de componentes de software 9 3.3.1 Processo para especificação de requisitos de componentes 9 3.4 Manutenção de componentes 10 3.5 Teste de componentes 11 3.6 Documentação de componentes 12 3 CONCLUSÕES 00 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
A engenharia de software tem por objetivo tanto a melhoria da qualidade dos produtos e processos de software quanto o aumento da produtividade e redução dos custos e esforços para produção de software. Assim, a definição de técnicas de desenvolvimento de software que enfatizem princípios como extensibilidade, flexibilidade e principalmente reutilização, dentre outros, é de grande relevância no contexto da engenharia de software.
A reutilização é um princípio importante uma vez que permite a construção de software por meio de unidades bem especificadas e testadas. É possível pensar, também, na reutilização em nível de artefatos resultantes do processo de desenvolvimento de software (processo de software), como idéias, conceitos, requisitos e projetos adquiridos ou construídos.
A técnica de desenvolvimento baseado em componentes visa fornecer um conjunto de procedimentos, ferramentas e notações que possibilitem que ao longo do processo de software ocorra tanto a produção de novos componentes quanto a reutilização de componentes existentes.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento de software baseado no reuso de componentes deve considerar duas características: o desenvolvimento de componentes e o desenvolvimento com componentes. O desenvolvimento de componentes representa uma abordagem para desenvolver os componentes em si. Envolve disciplinas como especificar, desenvolver, testar, documentar e publicar versões dos componentes.
COMPONENTES
Um componente é definido como