Projeto de artes
Resultado da mistura das culturas preexistentes na região andina era muito rica, principalmente no que se refere à arte, intimamente ligada à ciência, à religião e ao cotidiano.
A arte destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata plationa e cobre, (que ligaram ao estanho para obter bronze). Faziam não só ornamentos, mas também armas e instrumentos utilitários, tecidos (principalmente lã) , joias e cerâmica esculturas de madeira, cestos e redes com fibras vegetais.
Utilizavam de tintas naturais (sangue de animais, minérios, carvão, etc).
.Calendário Inca: Não há muita documentação precisa sobre o calendário incaico, já que essa cultura passou por maior destruição por parte dos conquistadores. O conhecimento preciso das constelações levou a impressionantes semelhanças com as figuras usadas pelos criadores do Zodíaco para representá-las, e com os signos zodiacais.
Música
Os incas tocavam música em tambores e instrumentos de sopro que incluem as flautas, flauta de pan, quena e trombetas feitas de conchas marinhas ou de cerâmica.
Ocarina
Flauta de pan: Talvez o mais antigo dos instrumentos de sopro, a Flauta de Pan é composta por um número de tubos de cana ou bambu ajustada a partir de tamanhos diferentes que estão unidos e fundidos na parte superior. Na Romênia, eles são chamados de Nai. Na América do Sul eles têm muitos nomes: Antara, Malta, Toyo, Rondador, Puhura hauyra, Zampoña e Siku.
Flauta de Pan
Quena: É feita de bambu, madeira ou até mesmo acrílico e executada através do sopro em uma reentrância em sua extremidade superior. É originária da América Latina e representa um papel central na música do Peru e demais países andinos.
Quena
Ourivesaria
A ourivesaria inca possuía caráter funcional e ornamental. O figurativismo das estatuetas de metalera é bem estilizado, tendo a cabeça mais trabalhada que o restante do corpo, olhos, nariz e boca eram superdimensionados. A superfície recebia um alto grau de acabamento e