Projeto de arte
JUSTIFICATIVA
A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças. Ao ingressar na escola terão seus primeiros contatos com as linguagens da arte, cabendo ao professor valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas trazem para a sala de aula, compreendendo a importância de novas descobertas e criações. È através do lúdico que elas aprendem de forma prazerosa, enriquecendo a imaginação, permitindo sonhar sem medo de criar.
Com base nisto, salientamos a importância de o professor exercer seu papel de mediador, orientador e estimulador aproveitando esta fase para os alunos disponibilizarem recursos e aprimorar o conhecimento para novas curiosidades. Ampliarão a linguagem visual abrindo espaço para a imaginação.
A eficiência de um trabalho pedagógico dá-se quando contextualizado social e culturalmente e com produção de sentido no aluno, pois o conteúdo isolado, imposto e sem significação prática acabam por desmotivá-lo em relação às práticas escolares.
Estabelecer a relação entre Literatura e Arte proporciona ao aluno o poder de crítica despertando a curiosidade intelectual e conseqüentemente desenvolvendo suas competências e habilidades de leitura, a percepção da intencionalidade e das entrelinhas do texto. Além de conduzir o estudante à compreensão dos significados das obras literárias e plásticas e ao conhecimento dos respectivos autores, seja devido a análises acadêmicas ou fruição. As linguagens se complementam e contextualizam o trabalho de significância para alunos e professores.
Partindo do pressuposto de que o professor é o agente motivador da transformação do aluno de alfabetizado para leitor capacitado, pretende-se com este trabalho conduzir o estudante do Ensino fundamental ao habito de leitura e análise de obras de artes, partindo de um conteúdo significativo, promovendo a formação de um sujeito investigativo, crítico, curioso e capaz de promover sua