Projeto de aprendizagem
1.1 Justificativa
A ideia deste Projeto surgiu a partir do Curso Superior Tecnológico de Orientação Comunitária da UFPR-LITORAL. Um curso novo no Brasil, que visa questões de abrangência social, política, educacional e cultural históricas do país, bem como temas atuais do desenvolvimento global sustentável, a fim de disseminar o conhecimento científico destas fazendo-as chegar a todos sem distinção, promovendo desta forma a igualdade social.
A palavra CAIOBÁ, do original CAÍ-OBÁ, é de procedência Tupi-guarani, que significa “aquele que mora na mata” ou “macaco” é, também, o nome de um bairro da cidade litorânea de Matinhos, Estado do Paraná, onde se encontra a UFPR-LITORAL e o TOC (Curso Superior Tecnológico de Orientação Comunitária).
1.2 A Organização do Caiobá Capoeira e plano de atividade cultural além dos muros da escola.
Para o desenvolvimento do Projeto, é dividido da seguinte forma organizacional: estratégico, tático e operacional. O mesmo utiliza as graduações da capoeira para organização e seu gerenciamento, sendo assim tem como formar profissionais da educação que darão continuidade e, o gerenciarão respeitando os desejos e necessidades de toda classe de participantes e praticantes.
1ª fase. Para os que só querem praticar do esporte e o lazer, ou até mesmo participar só das atividades pedagógicas e confraternizações, não lhes será cobrados qualquer tipo de obrigações em relação a formação profissional, sendo assim, só da vontade do praticante participar das trocas de cordas (graduações) desde a 1ª até uma corda antes da formatura de graduação. Esta fase dura aproximadamente de três a cinco anos para os adultos. (como uma graduação acadêmica).
2ª fase. Para os que veem a capoeira não só como esporte e lazer, mas, também como arte e cultura e deseja contribuir com o desenvolvimento e bem estar de todos, começa então sua formação profissional, sustentando o compromisso de desenvolver e aplicar seus