projeto de alimentação
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL “GAL. JOSÉ MACHADO NEVES DA COSTA”
PROJETO PEDAGÓGICO:
EDUCAÇÃO ALIMENTAR, PERSPECTIVA DE UM TRABALHO
COLABORATIVO ENTRE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
PROFESSORAS: CRISTIANE DE CASSIA CORREA OLIVEIRA
RAQUEL PEREIRA MENDES DA SILVA
CUIABÁ/MT
SETEMBRO/2014
PROJETO PEDAGÓGICO:
EDUCAÇÃO
ALIMENTAR, PERSPECTIVA DE UM TRABALHO
COLABORATIVO ENTRE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
Introdução:
Em virtude do curso “Educação Alimentar: perspectiva de um trabalho colaborativo entre Ciências e Matemática” foi solicitada o desenvolvimento de atividades interdisciplinares entre os profissionais das áreas correlacionadas, dentro da escola de atuação dos mesmos.
A educação alimentar nos remete as ideias de aprender e adotar comportamentos que melhorem a forma de alimentar, ou seja, adquirir hábitos de alimentação saudável que assume especial relevância principalmente na adolescência, período no qual os fatores externos e internos interagem fortemente e o indivíduo começa a exercer com mais autonomia as suas escolhas alimentares.
Sendo a escola um lugar de grande influencia na vida dos educandos, é o local fundamental para desenvolver ações que visem à promoção a saúde e alimentação saudável. Neste sentido, o projeto “Educação alimentar: perspectiva de um trabalho colaborativo entre Ciências e Matemática” teve como objetivo estimular as professoras a desenvolver atividades sobre alimentação saudável de forma interdisciplinar com os alunos,promovendo a construção do conhecimento crítico que estimule a busca de condições para um viver mais saudável.
Este projeto foi desenvolvido entre os mês de agosto e a primeira semana de setembro durante as aulas de ciências e matemática pelas professoras Cristiane Corrêa e Raquel com os alunos do 8° ano entre faixa etária de 12 e 13 anos de idade na Escola Estadual Gal.José Machado Neves da Costa . Os critérios de escolha da turma está