Projeto Cultura da Paz
Nome: Cultura da paz
Público alvo: alunos das 3ª séries
Introdução:
“O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade e responsabilidade em relação à vida pessoal, coletiva e individual.”
Este projeto será aplicado com o objetivo de estimular os alunos a debater sobre as relações que afetam a convivência entre os seres e o meio em que vivem.
Ester debate será conduzido na direção da constatação da necessidade dos seres viverem em harmonia com todos os demais seres, assim como com a natureza, para a manutenção da vida em nosso planeta. Será enfatizada a necessidade iminente de promovermos a paz em nosso dia-a-dia, com atitudes e valores conscientes e bem definidos individualmente, para que se instaure em nossa sociedade a harmonia necessária à boa convivência, iniciando com ações efetivas dentro da escola, na nossa família, em nossa rua, em nosso bairro.
“A educação para a paz garantirá a harmonia do homem com a natureza por meio de um desenvolvimento sustentado e a harmonia entre os seres pelo espírito de solidariedade entre os homens e suas nações... A noção de paz positiva surge da compreensão mais ampla e profunda da própria violência. É uma abordagem transformadora que visa rechaça todas as formas de violência e não apenas a guerra entre as nações e violência física entre os indivíduos, mas também aquela instaurada na própria estrutura social e inserida na própria política externa das nações. A paz positiva, além da ausência de guerras, compreende o bem-estar da humanidade como um todo e de cada indivíduo na sua dignidade como ser humano. Este estar bem passa necessariamente pela conquista concreta dos direitos humanos fundamentais: alimentação, habitação, educação, cultura, lazer, liberdade de expressão, meio ambiente saudável...”
Justificativa:
O projeto cultura da paz tem por objetivo valorizar os gestos individuais e coletivos que promovam